Casa Lapa

Localizada em pacata rua do tradicional bairro da Lapa – São Paulo, onde há o predomínio de casas geminadas, para atender as necessidades da nova proprietária o projeto da nova residência previu a completa demolição da casa térrea existente no local.

Conforme a legislação vigente a construção o projeto contemplou encostar a edificação em ambos os lados do pequeno lote de 5,0 x 29,0m., respeitando o gabarito de altura de 6,0m de altura. Mantendo ao máximo o perfil natural do terreno e minimizando custos com a movimentação de terra.

A partir dessas condicionantes o partido criou níveis na edificação que acompanhem o perfil natural do terreno e buscando a maior integração possível com a pequena área externa, o recuo frontal - garagem e um pátio interno aos fundos. Exceto pelo volume do lavabo que é uma pequena caixa de concreto, em amarelo, com blocos de vidro ao qual pretende ser uma luminária a noite, o pavimento térreo é um espaço aberto onde cozinha e estar são um espaço único e integrado e representam o coração da casa, onde tudo acontece.

Aos fundos está o volume dos serviços, ao qual foi mantido na cota acima existente. Nesse desnível entre serviços e pátio interno há uma parede verde voltada para o estar, criando assim uma agradável sensação de jardim na área social. No pavimento superior estão as duas suítes e uma pequena sala de TV intermediária. Devido ao reduzido espaço no térreo, há o acesso para a cobertura onde há um deck para pequena horta e uma área de convivência.

Ficha Técnica

Localização – Vila Ipojuca / LAPA

Ano do projeto......................2012

Ano da construção...................2013

Área do terreno.....................145,00m²

Área da edificação...................145,00m²

Projeto de arquitetura e interiores - Gustavo Massimino

Estagiário – Pedro Coltro

Construção - EngºRonaldo Amaral

Projeto de estrutura - Erguel Engenharia

Projeto de Instalações - AF engenharia